Processo de socializaçao
TIPOS DE SOCALIZAÇAO
O processo de socialização, ainda que particularmente significativo durante a infância e a adolescência, continua presente durante o resto da vida dos indivíduos, o que os leva a aprender e modificar os seus comportamentos de uma forma contínua e constante:
Na infância e adolescência, os indivíduos aprendem os valores fundamentais e as condutas básicas que lhes permitem comunicar com os outros agentes sociais e adquirem os primeiros conhecimentos do mundo que os rodeia – socialização primária.
Após esta fase inicial do processo de socialização, embora permanecendo a aprender e a interiorizar comportamentos e a adaptar-se a normas sociais, os indivíduos têm de fazer face a novas situações, como arranjar um emprego ou formar uma família – socialização secundária.
Mecanismos de socialização: Como é que nos integramos socialmente na nossa cultura?
Aprendizagem Corresponde à interiorização das normas e modelos de comportamento através de tentativas, erros e repetições.
Imitação Corresponde à reprodução mecânica de comportamentos e atitudes observadas nos outros membros do grupo a que pertencemos. Cópia os comportamentos observados.
Identificação Corresponde à apropriação dos comportamentos dos outros indivíduos ou grupos próximos de nós. Os comportamentos dos outros passam também a ser os nossos, fazendo parte da nossa bagagem comportamental.
Agentes De Socialização:
Agentes de socialização → tudo aquilo que promove o processo de socialização. Desta forma, contribuem diretamente para a aprendizagem social, embora de formas diferentes ao longo da