Processo de socialização
O processo de socialização. Socialização é o processo de aprendizagem através da qual nos integramos na comunidade a que pertencemos, a aquisição de suas regras, costumes, etc Graças à aquisição de competências de socialização que nos rodeia, a ligação, e moldar a nossa personalidade e comportamento. Durante a infância, os seres humanos são os mais adequados para a aprendizagem. Devido a essa diferença, vamos falar de dois tipos de socialização: primária • Durante a infância: adquirir os conhecimentos básicos (língua, costumes), criam laços afetivos, e começou a base da personalidade. • Escola: mais uma vida, é mais consciente e deliberada, permitindo uma re-adaptação a ambientes em mudança. agentes de socialização são os elementos que compõem a socialização eficaz. Os principais são: A família: o primeiro e mais importante ator, o contato social apenas nos primeiros anos de vida. • A escola: fornece o conhecimento necessário para treinar novos membros da sociedade. • O grupo de pares: o grupo de indivíduos da mesma idade com quem a criança entrar na escola e em outros lugares. • Os meios decomunicação: através do qual a criança acorda a novas experiências e conhecimentos. As implicações são o principal efeito da socialização é a formação da personalidade, disposição e caráter. Também garante que a socialização e traços culturais de uma sociedade não são perdidos, como são transmitidos às novas gerações.
O QUE É COMUM
- Ao nascer o indivíduo chega a um mundo que já está pronto, e essa relação com o “novo” é de total estranheza. o A criança vai sentir:
Frio e calor.
Conforto e desconforto.
Vai sorrir e chorar.
Enfim, vai se relacionar e conviver com o mundo externo.
- Para viver nesse mundo terá que aprender a conhecer seu corpo, seja observando e tocando partes dele, seja se olhando no espelho. Nesse momento ainda não se reconhece como pessoa, pois não domina os códigos sociais; é o “nenê”, um ser genérico.
- Com o