Processos da socialização
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
Professor Tutor:
SÃO PAULO
2011
Processos da Socialização
A Socialização começa logo quando a gente nasce, com a influência dos nossos pais que passam seus valores morais e crenças, socialização que chamamos de socialização Primaria. E ainda na infância já passamos a ter contato com a socialização secundaria, onde envolve ambientes externos como, escolas e igrejas que de certa forma influencia cada um de nós.
A Socialização primária é quando nós aprendemos as linguagens, a cultura qual estamos inserida e ainda os padrões de comportamento em determinados grupos. É extremamente importante essa fase da Socialização, porque é o primeiro contato da criança, de como enfrentar o mundo que está por vir. Nessa primeira etapa da vida é imprescindível a presença dos pais, para a formação dos primeiros valores pessoais das crianças e o aprendizado do que é certo e errado.
Na socialização secundaria, percebemos a importância dos grupos no ciclo de vida das crianças. É interessante para a criança aprender a viver em grupo, onde ele começa a perceber que nem todo mundo é igual, que cada pessoa tem um valor e uma crença diferente e que muitas vezes há uma troca de informação, aprende também a respeitar o seu colega independente de sua religião ou valores.
É muito legal falar de socialização secundária e primária porque todos nós já passamos por isso, e sabemos que a vida é um ciclo cheio de socializações, ou seja, no trabalho, na faculdade e até mesmo no ônibus. Nenhuma pessoa pode viver sem ter contato com outro ser humano.
Quando era criança, meus pais sempre me ensinaram valores como, por exemplo, nunca pegar o que não era meu, respeitar os colegas de classe, respeitar os mais velhos e etc... Todas essas informações são de extrema importância para todos os seres humanos viverem bem nessa sociedade que Às vezes esque0ce os seus princípios e suas crenças.
Fonte: PLT-Sociologia Geral Nº254 Autor: Reinaldo Dias