socialização
Neste Trabalho falarei sobre as socialização, o processo de transmissão cultural, os agentes da socialização, Estratificação social, Mobilidade social, Castas Sociais, estado social, papel e estatuto social,
A sociologia de meados do século XX, particularmente com o funcionalismo pars-soniano via a socialização como toda poderosa. Os interaccionistas simbólicos criticam essa utilização do conceito e viram a socialização como um processo de transição entre o indivíduo e a sociedade no qual ocorrem influências mútuas.
Actualmente, admite-se que raramente os indivíduos são totalmente moldados pela cultura da sua sociedade.
1. A SOCIALIZAÇÃO
Definimos a socialização como sendo a assimilação de um conjunto hábitos e costumes característicos do seu grupo social, ou seja, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
A socialização é considerada como um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização, que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser, admitido na sociedade em que está inserido.
Tipos de socialização
Existem dois tipos de socialização, considerando como sendo:
Socialização primária: aquela onde a criança aprende, e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos, comportamentais do grupo, a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial,