sexualidade
SEXUALIDADE NA ESCOLA:
A NECESSIDADE DE SUPERAR TABUS1
PAULA, Jaqueline Assis de2
SANTOS, Lenir Medeiros dos3
RESUMO
O objetivo do presente texto é o de procurar senão soluções, pelo menos apresentar caminhos que propiciem discussões na busca de que atitudes são necessárias para alcançar essas crianças e adolescentes, de maneira a deixar claro que a sexualidade é algo natural e não deve ser supervalorizada. Aos profissionais da educação, como um todo, cabe a tarefa de buscar a solução das dúvidas que seus alunos apresentam e de uma forma clara, sem tentar fugir das respostas aos questionamentos quando estes são colocados por seus alunos. É preciso trazer à tona assuntos como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, diferentes formas de manifestação da sexualidade. Na construção do mesmo foi necessária a realização de pesquisas bibliográficas, através de textos informativos, internet, PCN’s, cadernos de informações veiculados pelo Governo Federal, revistas voltadas para a educação.
PALAVRAS-CHAVE: Sexualidade. Informação. Educação.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a mídia veicula campanhas sobre a necessidade de esclarecimentos por parte da escola, a crianças e adolescentes, sobre as implicações de uma sexualidade exacerbada, cuja manifestação chega em algumas vezes ao exagero por parte dos mesmos.
Aos profissionais da educação, como um todo, cabe a tarefa de buscar a solução das dúvidas que seus alunos apresentam e de uma forma clara, sem tentar fugir das respostas aos questionamentos quando estes são colocados
1
Artigo elaborado em cumprimento às exigências do curso de Formação Continuada “Sala do Professor”
Para o Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lambari d’Oeste – MT.
2
Professora da rede municipal de ensino de Lambari d’Oeste - MT.
3
Professora da rede municipal de ensino de Lambari d’Oeste – MT. www.InstitutoSalus.com, janeiro de 2012.
1