pedagogo hospitalar
URI CAMPUS DE ERECHIM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO PEDAGOGIA
TURMA 2010
PROJETO DE PESQUISA
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
ERECHIM
2013
PROJETO DE MONOGRAFIA
Projeto de monografia, apresentado ao Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim.
ERECHIM
2013
1 TEMA
Atuação do pedagogo no ambiente hospitalar
2 PROBLEMA
A Pedagogia, por ser uma área do conhecimento que busca formas de intervenção metodológicas para a prática educativa, vem abrindo espaços de atuação. Observa-se que dentre estes espaços, a área da saúde com o atendimento hospitalar é um deles. Frente a isto questiona-se:
“Qual é a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar?”
3 JUSTIFICATIVA
Segundo Magalhães (2013) a escola, enquanto espaço de socialização de indivíduos, repentinamente deixa de existir para crianças e adolescentes que possuem alguma deficiência ou são acometidos por alguma doença grave e são obrigados a passar grandes períodos de internamento em hospitais, passando a conviver com o isolamento, privado de amigos e às vezes até mesmo esquecido por seus parentes. Por esse motivo se vê privado de sua escolaridade, necessitando de um atendimento educacional que lhe permita manter-se aprendendo, sem ruptura com o processo de educação.
Diante dessa premissa, observa-se que a Pedagogia vem abrindo espaço nos hospitais, pois a criança e o adolescente que se encontra enfermo pode apresentar dificuldade em retornar os estudos, como o desânimo à desmotivação no aprender, o medo de não acompanhar a turma na volta à escola, pela fragilidade que se encontra sua autoestima, decorrente das limitações que a doença ocasiona. A inserção do ambiente escolar no período de internação é muito importante