Diagrama Espinha de Peixe
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe", é uma ferramenta gráfica que nos possibilita organizar informações, auxiliando na identificação das possíveis causas de um determinado problema (efeito). O nome Ishikawa tem origem no seu criador, o engenheiro químico Kaoru Ishikawa que em 1943 desenvolveu a ferramenta através de uma ideia básica: “Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra”. Sendo aperfeiçoado nos anos seguintes.
Para montar o Diagrama de Ishikawa, faz parte do procedimento reunir as pessoas em equipes para realizar um brainstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. Em virtude desta função, o Diagrama de Ishikawa também pode ser denominado como Diagrama de Causa e Efeito.
O diagrama, quando elaborado, assemelha-se a uma espinha-de-peixe, motivo pelo qual ele também é conhecido por este nome.
O diagrama espinha-de-peixe é uma das 7 ferramentas de qualidade utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas dos problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos:
Método
Matéria-prima
Mão-de-obra
Máquinas
Medição
Meio ambiente
Justamente pelo motivo da denominação das seis causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s. Podemos visualizar isto na Figura 1 abaixo:
Figura 1 – Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito, Espinha de Peixe ou 6M.
Vejamos então o significado de cada M:
Método – É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a