Diagrama de ishikawa
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Curso de Administração
Disciplina: Administração Contemporânea
Profª: Rose Nunes
Diagrama de Ishikawa
Luiz Eduardo Brito
Bruno Moreira
Fernando Douglas
Introdução
As organizações apresentam defeito(problema) ,elas estão em busca de soluções, para isso foi criado em 1943 o diagrama de Ishikawa a fim de solucionar esses problemas. É um teorema que se baseia em causas e defeito(problema) , para isso ele colocar as principais causas raízes do problema , para descobrir a real causa e a melhor solução.
Nosso trabalho partiu em busca de conceitos , descrição e a aplicação prática para o Diagrama. Focando nesses 3 itens a fim de mostrar que esse é um método bastante eficiente na solução de problemas , que envolve bastante as pessoas da organização para sanar o defeito, ele é um método bastante útil para qualquer tipo de problema, já que pode ser aplicado em diferentes situações;podendo ser aplicado em pequenas, médias ou grandes empresas sem grandes problemas.
Diagrama de Causa e Efeito (Conceito)
Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe"(por causa do formato) ou "Diagrama 6M". O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas