Diagrama de Ishikawa
Esse diagrama, também denominado diagrama de causa-efeito, identifica em que e como os fatores material, mão-de-obra, máquinas, método de trabalho e outros influenciam a ocorrência de um problema ou o desempenho de um processo. (Livro Administração da Produção, Petronio .G. Martins, Fernando P. Laugeni ;p-401) O Diagrama de Ishikawa, ou Causa-Efeito ou popularmente chamado como Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um determinado problema ou até uma oportunidade de melhora. O mesmo pode ser usado também em outras situações além do dito a cima por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e sintética.
As causas de certo problema podem ser agrupadas, a partir do conceito 6M como decorrentes de falhas em: Mão-de-obra, Máquinas, Materiais, Meio Ambiente, Métodos e Medidas como e possível ver no desenho abaixo um exemplo de como e formado o Diagrama de Ishikawa. O uso dos 6M e possível identificar as causas de um problema e também serve como uma estrutura inicial onde facilita a visualização para o raciocínio e análise do mesmo. Figura 1. Diagrama de Ishikawa (Gráfico de Causa e Efeito)
Figura 2. Diagrama de Ishikawa usando os 6M
Diagrama de Ishikawa
Esse diagrama, também denominado diagrama de causa-efeito, identifica em que e como os fatores material, mão-de-obra, máquinas, método de trabalho e outros influenciam a ocorrência de um problema ou o desempenho de um processo. (Livro Administração da Produção, Petronio .G. Martins, Fernando P. Laugeni ;p-401) O Diagrama de Ishikawa, ou Causa-Efeito ou popularmente chamado como Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um determinado problema ou até uma oportunidade de melhora. O mesmo pode ser usado também em outras situações além do dito a cima por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e