Fichamento do texto "De qual comunicação estamos falando? " de Luiz Claudio Martino
Fichamento de Lanna Silveira
No texto “De qual comunicação estamos falando?” de Luiz C. Martino são destacados os diversos significados que o termo comunicação possui e quais áreas nós, comunicadores, temos como objeto de estudo.
O autor ressalta que quando questionamos o que é comunicação na maioria das vezes vem em nossa cabeça que é o diálogo, a conversa, a troca e transmissão de mensagens. Mas ao mesmo tempo nos damos conta de que a comunicação não se restringe a isso. Segundo Martino é muito fácil definir comunicação, mas essa se torna uma tarefa difícil quando saímos da nossa zona de conforto.
O termo comunicação tem origem no termo “communicatio” do Latim e significa atividade realizada em conjunto. Mas é pela etimologia e pelo surgimento do termo que tiramos sua essência, seu significado primordial: Relação. Mas não é todo e qualquer tipo de relação, mas aquela que destaca o fundo de isolamento, a relação como uma novidade.
No tópico “O que dizem os dicionários?” o autor destaca sete significados que dispersam ainda mais o sentido de comunicação. Sobre mensagem e informação Martino ressalta que a mensagem ou a informação só pode ser considerada como tal caso se torne em algum momento o objeto de comunicação.
Não se pode confundir o conteúdo com o suporte. Um livro em uma estante só passa a ser comunicação a partir do momento em que for lido. E a disposição dos símbolos (letras) no suporte (papel) é que garante a efetivação da comunicação.
A comunicação com o objetivo de transportar coisas tem relação com as atividades econômicas. É quando se buscam novas pessoas (clientes) e relação com elas que a comunicação passa de instintiva a consciente e racional, quando se tem um objetivo para a comunicação.
É destacado também que apesar de falarmos do que não conhecemos, só podemos identificar nossa situação quando sabemos que existem outras diferentes da nossa. Por exemplo, só nos demos conta