Pedagogia hospitalar: a importância do pedagogo no ambiente hospitalar
TEMA: PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA: É de suma importância que a educação seja inserida no ambiente hospitalar para evitar o fracasso escolar do educando hospitalizado contribuindo também em seu processo de tratamento, possibilitando uma recuperação mais rápida.
PROBLEMA: A falta de um pedagogo no ambiente hospitalar seria a causa do fracasso escolar logo após a hospitalização do educando. As políticas públicas para integração de educadores e equipe médica e saúde e educação devem ser desenvolvidas para garantir ao educando hospitalizado o direito a continuidade do seu processo de educação. Faz-se necessário analisar em que medida a inserção do pedagogo no ambiente hospitalar pode contribuir para a integração e humanização das práticas pedagógicas de educandos internados estando em processo de tratamento.
OBJETIVO GERAL: Este projeto tem como objetivo identificar as vantagens e benefícios que um pedagogo traz ao ambiente hospitalar, esclarecendo que as pessoas hospitalizadas necessitam dar continuidade em seu processo educativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Entender que a Pedagogia Hospitalar propicia a criança/adolescente o regresso ao processo de aprendizagem.
• Identificar a pedagogia hospitalar como forma de prevenção do fracasso escolar do educando decorrente do afastamento da escola durante hospitalização.
• Reconhecer as contribuições que o pedagogo traz a recuperação da criança e do adolescente hospitalizados.
• Analisar a humanização dentro do hospital como forma de proporcionar ao hospitalizado e a sua família que a passagem pelo hospital seja o menos traumático possível.
HIPÓTESE: Para que os educandos possam continuar seu processo de aprendizagem mesmo durante hospitalização é necessário aliar medidas educacionais ao sistema de saúde. Com isso além de proporcionar continuidade nos estudos do hospitalizado seria possível reduzir o impacto causado pela