Função do Pedagogo no Ambiente Hospitalar
FMU
SÃO PAULO
2011
FUNÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, sob a orientação da Professora
SÃO PAULO
2011
1. INTRODUÇÃO:
1.1. APRESENTAÇÃO DO TEMA:
Crianças e adolescentes podem ser acometidos por enfermidades que o afastam do convívio social por motivo de internação hospitalar. Eles são afastados dos colegas e também do ambiente escolar e tem dificuldade de lidar e de se adaptar à sua nova condição de doente.
Para superar essas dificuldades emocionais e de ambientação, o hospital conta com o grupo de médicos e enfermeiros, além de outros grupos de apoio especializado como psicólogos, pedagogos, entre outros. Essa participação é importante para o desenvolvimento desses pacientes e também para uma melhoria na resposta ao tratamento médico, para que consigam aceitar a doença e que ganhem em qualidade de vida e melhora na autoestima.
A estes profissionais cabe dar apoio aos pais e ao enfermo, e apresentar alternativas para esse afastamento do convívio social, que por muitas vezes acarreta na queda da autoestima e na perda da identidade da criança. Este apoio profissional pode se dar de muitas formas, seja através de atividades lúdicas, de recreação ou de acompanhamento do currículo escolar, tudo para que o jovem possa manter-se integrado ao desenvolvimento e a aprendizagem, assim como as demais crianças.
1.2. PROBLEMATIZAÇÃO:
O pedagogo é um profissional que tem uma vasta possibilidade de atuação em diversas áreas, inclusive pode se especializar na hospitalar, e assim prestar auxílio às crianças hospitalizadas que estão em fase de escolarização. Mas por não ser muito divulgada na mídia e nem mesmo comentada, a função do pedagogo hospitalar é pouco conhecida, assim como quais atividades podem ser aplicadas por ele para dar suporte aos