PAPEL DO PEDAGOGO NO HOSPITAL
A Pedagogia auxilia no processo de construção do conhecimento. Diante de tal afirmação, o profissional dessa área, como qualquer outro, deve seguir regras e colocar em prática os objetivos educacionais. O Pedagogo é o profissional que a partir de sua práxis, pode transformar a sociedade, através de instituições educativas, as quais não se remetem apenas à escola.
Então, o ambiente hospitalar além de ser um centro de referência relacionado à saúde, traz em sua bagagem a dor, o sofrimento, a frustração e muitas vezes a morte. Mas, mesmo neste ambiente, que na maioria das vezes se torna tão doloroso, pode-se também construir um processo de aprendizagem.
O atendimento pedagógico no contexto hospitalar é reconhecido pela legislação brasileira, a qual afirma o direito das crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados a darem continuidade aos estudos.
O papel do pedagogo no contexto hospitalar é levar o atendimento pedagógico-educacional, levando em consideração as condições especiais de saúde de cada um. Deve buscar também parceria com os familiares, que exercem papel prioritário como figura de apoio e cooperação, no sucesso da qualidade do ensino/aprendizagem e na qualidade de vida. Nos hospitais, o pedagogo auxilia o processo educacional das crianças e adolescentes internados, estimulando a aprendizagem e promovendo momentos de diversão, entretenimento e outras formas de apoio emocional. Faz a mediação entre o hospital e a escola, auxiliando os dois ambientes nas necessárias adaptações para que o sujeito possa dar continuidade no seu desenvolvimento educativo.
A pedagogia hospitalar é uma modalidade de ensino da Educação Especial que visa à ação integrada do educador no ambiente hospitalar, onde possibilita que a doença não seja diagnosticada como um fator de descontinuidade ao processo educacional na formação da criança ou adolescente. Esta nova ideia de Pedagogia traz uma nova visão de ensinar, dando uma chance a mais às crianças afastadas da