Pedagogia Hospitalar
O presente trabalho tem como finalidade apresentar a história e a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar uma nova modalidade de atuação deste profissional, o hospital é um local onde a aprendizagem pode favorecer muito a criança ou adolescente internado, dando a oportunidade do paciente continuar seus estudos sem ser prejudicado na escola regular durante a sua internação. As atividades pedagógicas favorecem o paciente na sua recuperação dando suporte também a família do paciente.
O profissional que trabalha na área da saúde deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente. O pedagogo possui um papel muito importante vem conquistando seu espaço e a classe hospitalar é um desses espaços.
Nos hospitais há crianças e adolescentes internados que muitas vezes perdem o ano letivo por permanecerem hospitalizados. O pedagogo neste espaço tem papel fundamental dentro da educação, pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar.
2.0 DESENVOLVIMENTO
A Pedagogia Hospitalar teve seu inicio em 1935, quando Henri Sellier (1935), inaugurou a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. Na colônia portuguesa a sociedade considerava a valorização do corpo perfeito, sendo que se nascessem crianças deficientes, seriam sacrificadas. Com o surgimento da Idade Média, não se matavam mais os deficientes, mas o mesmo era marginalizado, pois para a Igreja estes cristãos era fruto do pecado. Sendo surgiram as Santas Casas de Misericórdia, onde foi criado o primeiro atendimento escolar à pessoa deficiente.
No início do século XX, as pessoas com necessidades especiais já podiam contar com algumas conquistas, tais como, possibilidade e a necessidade da prevenção, educabilidade do deficiente, integração do deficiente como meio e fim, acesso à educação (surgimento das classes hospitalares).
O Ministério da Educação elaborou junto à Secretaria Especial, um documento orientador, que compreendia