Pedagogia Hospitalar
CENTRO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ÉDINA VANESSA DIAS BARCELOS
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
Pelotas
Dezembro, 2012.
ÉDINA VANESSA DIAS BARCELOS
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
Artigo apresentado à Universidade Católica de Pelotas, como requisito de conclusão do curso de Pedagogia, realizado pela aluna Édina Vanessa Dias Barcelos, sob a orientação da Profª. Ms. Ana Beatriz Longo Rodrigues.
Pelotas
Dezembro, 2012
“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança, tudo começa com um ato de amor, uma semente há de ser depositada em um ventre vazio e a semente do pensamento é um sonho. Por isso nós, pais e professores, antes de sermos especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos”.
Rubem Alves, 2003.
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
Édina Vanessa Dias Barcelos.1
RESUMO
Este artigo relata o desenvolvimento positivo do profissional de pedagogia em relação às novas normas de ensinar e a importância deste processo. O Pedagogo, ao decorrer dos anos, sai do ambiente escolar para fazer parte da escolarização de crianças hospitalizadas,fazendo com que o ensino seja levado até o aluno enfermo e,dessa forma, o risco de repetir as disciplinas é bem menor. Este processo pode influenciar, inclusive, na autoestima do paciente,pois, além da aprendizagem, são também realizadas brincadeiras, jogos e diversas recreações com intuito desta nova proposta auxiliar na aceitação de medicações e de amenizar o desconforto por estar em um ambiente estranho.
PALAVRAS-CHAVE
Pedagogo. Pedagogia Hospitalar. Hospital.
INTRODUÇÃO
A pedagogia surgiu há muitos anos na Grécia antiga onde se nomeava como paidagogismo, desde então, sua