Pedagogia hospitalar
Angelita da Costa Botelho Ru 744992
PEDAGOGIA HOSPITALAR FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PEDAGOGO
SÃO LEOPOLDO 2014
1. PEDAGOGIA HOSPITALAR
Conforme pesquisa a visão do espaço hospitalar iniciou-se em 1935, quando Henri Sellier inaugurou a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. A sua proposta se estendeu para a Alemanha, França, Europa e Estados Unidos, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas.
Na busca pela História da educação no meio hospitalar foi possível perceber em revisões bibliográficas que o incentivo maior da implantação da assistência pedagógica dentro dos hospitais foi com a segunda guerra mundial com a grande ocorrência de crianças e jovens feridos e impossibilitados de freqüentar as unidades escolares.
Apesar de hoje, não haver crianças e adolescentes vítimas de guerra no Brasil, existem muitas doenças como: câncer, vítimas de acidentes, doenças degenerativas entre outras que quebram a rotina desses indivíduos impedindo-os de freqüentar a escola por um longo período. Essas pessoas, a princípio necessitam no primeiro momento do auxílio de profissionais da área de saúde. Mas posteriormente esses pacientes necessitarão também de profissionais na área da educação.
O que é pedagogia hospitalar afinal? Ela pode ser definida como uma nova modalidade da educação, cuja finalidade esta em atender pedagogicamente crianças e adolescentes suprindo suas necessidades psíquicas e auxiliando no seu desenvolvimento cognitivo
A Pedagogia Hospitalar é um novo conceito que vem ganhando espaço no âmbito da