Capitulo 10
Demanda agregada, tem como ver os recursos produtivos das empresas no médio prazo. Nessa compatibilização, a empresa define uma estratégia de operações, que pode adequar os recursos necessários ao atendimento da demanda, ou atuar na demanda a fim de que recursos disponíveis possam atendê-la.
Perfil da Demanda
O primeiro passo da demanda agregada é o planejamento
Gráfico...
A demanda média para o período de planejamento é de 648 unidades/mês. É fácil observar que, caso os recursos produtivos fossem dimensionados para atender à demanda média do período de planejamento, ficaríamos com falta de recursos em 5 meses (jan., fev., out.. nov. e dez.), e um excesso de recursos em 7 meses (mar., abr., maio, jun .• jul., ago. e Setc).
O Programa mestre de produção
Definido o plano de agregado,deve ser elaborado o programa mestre de produção (MPS). O plano agregado de uma determinada empresa é transformada em MPS para cada item. O horizonte de planejamento de um programa mestre de produção cobre, normalmente, 6 a 12 'meses de produção, em base semanal.
Estratégias de atuação
A fim de obter harmonia, podemos atuar na oferta de recursos, na demanda OU ,em ambas que é uma estratégia mista muito usada.
Atuação na oferta de recurso
A empresa normalmente atua internamente na gestão dos seguintes recursos:
Admissão/demissão: consiste em admitir ou demitir colaboradores dependendo das necessidades de mão-de-obra.
Horas extra: para compensar as necessidades decorrentes do aumento da demanda, as empresa passam a trabalhar em horas extras.
Subcontratação: a empresa subcontrata terceiros para a fabricação das unidades que, por falta de pessoal, certamente deixariam de ser produzida.
Estoque: consiste em fazer com que os estoques absorvam as diferenças decorrentes da