Resumo capitulo 10
Raízes do enfoque comportamental
Desde que se iniciou o moderna sociedade industrial, entendeu-se que a produtividade não está ligada somente a eficiência dos sistemas técnicos, mas também ao aspecto comportamental.
Quando uma organização adota a perspectiva comportamental, o importante é o sistema social. Este sistema social é composto por pessoas, necessidades, sentimentos e atitudes bem como por seu comportamento como integrante de grupos.
O modelo enfoque comportamental tem dois temas básicos de estudos, as características que diferenciam as pessoas uma das outras e o outro é o comportamento coletivo das pessoas como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.
O enfoque comportamental tem uma longa historia, a qual serão estudados os seus antecedentes, que são movimento pelo bem- estar dos trabalhadores, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e as dinâmicas de grupo, depois será estudado separadamente o experimento de Hawthorme.
O movimento pelo bem- estar dos trabalhadores
A corrente dos autores que enfatizaram as pessoas e seu bem- estar teve maior força com a revolução industrial, as condições de trabalho nesse período eram difíceis, o que motivou muitas pessoas às melhorarem, para isso criaram cinco principais tendências:
1- Ação pratica dos sindicatos, para defenderem os trabalhadores
2- As experiências humanistas, como as de Robert Owen, New Lanark e da fundição Soho.
3- O marxismo, que propunha a desapropriação e a coletivização de todos os bens, para acabar com as desigualdades. O marxismo perdeu forças com a queda do comunismo, no entanto a incapacidade de resolver certos problemas , sempre manteve as ideias socialistas como ingrediente importante do debate sobre a administração da sociedade.
4- A doutrina social da Igreja, cujo marco inicial é a encíclica de 1891, que rejeita as teses socialistas.
5- O pensamento humanista na escola clássica, que tinham preocupação com a condição das