Capitulo 10
Para “Weber”, em seu estudo, “os tipos de dominação”, distinguem-se em 3 formar de poder legitimo:
a)Poder tradicional: fundamentado na família,feudo etc...
b) Poder carismático: fundamentado nas virtudes pessoais de cada individuo, admirado por todos ou por um grupo. Ex: Rei, chefe de estado, guerreiro.
c)Poder legal: fundamentado nas regras preestabelecidas e racionais, que organizam um sistema de poder de forma estável, respeitando determinadas formas, nesse caso, não se obedecem as pessoas, mas sim as regras.
Burocracia
Sistema de organização de grandes grupos sociais e atividades coletivas.
A análise dos aspectos da burocracia realizada por “Weber” e outros sociólogos, permitiu formular uma série de princípios que caracterizam o seu funcionamento.
Os princípios são os seguintes: * Principio da generalidade e da imparcialidade:
Há regras e procedimentos preestabelecidos que vinculam a todos. A aplicação destas regras independe da vontade das pessoas que as executam e seus destinatários. * Princípios da racionalidade
Manifesta-se na adequação da organização aos fins que persegue.
* Principio da paciência:
Consiste na obtenção dos melhores resultados por meio da aplicação técnicas mais idôneas, por pessoas com preparo profissional.
* Princípio da personalidade
As pessoas físicas “não contam” o que vale são os cargos ocupados. Os cargos sobrevivem as pessoas e não podem ser cedidos pelos seus titulares.
Com base nos 4 princípios, define-se o que é burocracia:
“A burocracia é a organização racional, formalizada e centralizada de umas serie de recursos humanos e matérias. Para obter a máxima eficácia, por meio de regras e procedimentos gerais de aplicação uniforme.”
O fim principal da burocracia é a