Capacitação por Competencia
O desenvolvimento de competências profissionais ou humanas é um processo de aprendizagem que visa supri entre os conhecimentos, habilidades e as atitudes requeridas pelo órgão publico e os apresentados pelos servidores.
A identificação de talentos obtida pelo mapeamento favorece o rastreamento e registro de colaboradores em potencial e a identificação da necessidade do desenvolvimento de competência interna, capta e mapeadas, por meio de aprendizagem, afirma Brandão e Guimarães.
Para de desenvolver competências deve-se estruturar um plano de capacitação visando ampliar a capacidade individual para assumir atribuições e responsabilidade em níveis crescentes de complexidade e estimular o autodesenvolvimento e o aprendizado continuo do servidor.Esse plano deve ser formulado assim que o servidor ingressar na carreira e pode abranger desde treinamentos estruturais até visitas técnicas a outras organizações.
As competências técnicas são desenvolvidas por meio de cursos de aperfeiçoamentos.Já desenvolver competências comportamentais, hoje demasiadamente necessárias aos profissionais das mais diversas áreas de atuação, é complexo e requer tempo.O grande desafio consiste em desenvolver competências como, flexibilidade, criatividade, inovação e empreendedorismo.
È importante salientar, que o desenvolvimento deve ocorrer, preferencialmente, de maneira individualizada as formações oferecidas de forma coletiva, por serem mais viáveis economicamente são as mais utilizadas na administração publica, mas, são demasiadamente genéricas e normalmente não proporcionam o retorno esperado, visto que, os servidores possuem diferentes e especificas necessidades de capacitação. Deve-se proporcionar o desenvolvimento de competências que realmente estão relacionadas ás atribuições desempenhadas e ao cargo ocupado.
O futuro na gestão de pessoas
O gerenciamento das pessoas nas organizações passa novamente por necessidade de reformulação, o que é um reflexo