Capacidades Condicionais
Condicionais: São capacidades ligadas ao processo energético e metabólico, são determinadas pela obtenção e transformação de energia.
Resistência: É a
Velocidade: É a capacidade de
Força: É a capacidade que executar ações motoras no mínimo capacidade de suportar e permite reagir contra uma recuperar da fadiga física resistência através da contração de tempo e com intensidade e psíquica. máxima. muscular.
Flexibilidade: É a capacidade motora responsável pela execução de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou um conjunto de articulações
Diferenciação Cinestésica: É a capacidade de controlar as informações provenientes da musculatura. Diferenciação Sensorial: É a capacidade de diferenciar as sensações extraídas de objetos e de processos através dos nossos órgãos sensoriais, frente a uma necessidade específica de uma atividade.
Coordenativas: São capacidades associadas à captação sensorial dos estímulos externos e à regulação do corpo através do sistema nervoso, sendo fulcrais para o domínio de qualquer gesto técnico.
Representação: É a capacidade de representar mentalmente situações bem determinadas de acordo com as informações disponíveis.
Controlo Motor: É a capacidade de resposta às elevadas exigências (precisão de movimentos).
Ritmo: É “a capacidade motora que Orientação Espacial envolve a variação entre tensão e repouso. Envolve também o tempo, Reação Motora o dinamismo e a energia. Essa
Observação
Adaptação e Readaptação Motora: variação acaba por seguir uma
É a capacidade de apreender e ordem que se repete num
Antecipação
tratar da retenção da informação. determinado tempo.” (Tubino –
1984).
Equilíbrio
Expressão Motora: É a capacidade
Coordenação Motora: É a de criar os próprios movimentos capacidade de garantir uma boa originando uma expressão artística e combinação de movimentos (em
Diogo Pereira, nº6
estética.