Capacidades Motoras
Introdução....................................................................Pág. 3
Capacidades: coordenativas, condicionais..........................Pág. 4
Capacidades Motoras associadas á saúde...........................Pág. 5
Capacidades Motoras relacionadas com a atividade desportiva...Pág.6
Bibliografia....................................................................Pág. 6
Capacidade motora é uma qualidade de um indivíduo relacionada com o seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas. A capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades. Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treino. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não podem ser quantificadas (não se pode afirmar até onde um indivíduo pode desenvolver a velocidade ou a flexibilidade), pelo que, para atingir o potencial individual, existem muitos fatores a considerar.
Existem dois tipos de de capacidades: capacidades condicionais e capacidades coordenativas.
A divisão entre capacidades condicionais e coordenativas tem um fundamento meramente didático, pois na actividade física todas estão presentes com diferentes preponderâncias.
As capacidades condicionais são essencialmente determinadas pelas componentes energéticas, predominando os processos de obtenção e transformação de energia ao nível da estrutura muscular e dos diversos órgãos – carácter quantitativo. São condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição.
Ex:Extensões de braços, abdominais...
As capacidades coordenativas são essencialmente determinadas pelos processos de condução dos estímulos no sistema nervoso central – carácter qualitativo.São condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos