CAPACIDADES MOTORAS
Capacidade motora é um traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas, Ou capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades 1 Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Por exemplo: todo nasceu com um potencial para desenvolvermos a força, ou a resistência. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não podem ser quantificadas (não se pode afirmar até onde um indivíduo pode desenvolver a velocidade ou a flexibilidade), por que, para atingir o potencial individual, existem muitos fatores a considerar. Um
O período de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente, razão pela qual uma ginasta pode atingir o seu auge antes de um futebolista, por exemplo. Além do mais, no esporte, é muito difícil que as capacidades motoras sejam requeridas em forma pura e, geralmente, manifestam-se de forma associada.
As capacidades motoras podem ser divididas em:
Capacidades motoras condicionais;
Capacidades motoras coordenativas.
CAPACIDADE E HABILIDADE
Devemos observar que existem diferenças entre "capacidade" motora e "habilidade" motora. Capacidade refere-se às qualidades físicas de uma pessoa, um potencial, definido geneticamente, que pode ser atingido ou não. Enquanto que habilidade refere-se a uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida. Uns Todos nasceram com uma determinada força, ou resistência, mas precisamos aprender a dançar ou a jogar basquete.
Capacidades motoras condicionais
São capacidades ligadas ao processo energético e metabólico, são determinadas pela obtenção e transformação de energia. São, geralmente, divididas em:
Força: É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. Esta possibilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar... O desenvolvimento