Capacidades Físicas
“Coordenativas e Condicionais”
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de:
Educação Física
Capacidades Físicas
É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc). O facto de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos. As capacidades físicas dividem-se em dois grandes grupos: as capacidades condicionais e as capacidades coordenativas. As capacidades condicionais relacionam-se com o aspeto quantitativo, enquanto que as coordenativas se relacionam com o aspeto qualitativo do movimento.
Capacidades Coordenativas
No entanto, não podemos esquecer que, conforme a idade, há períodos em que se consegue desenvolver mais cada uma delas, são as chamadas fases sensíveis.
Capacidade Fase Sensível
• Capacidade de Aprendizagem – 7 aos 10 anos
• Capacidade de Diferenciação – 7 aos 10 anos
• Capacidade de Reacção – 7 aos 10 anos
• Capacidade de Orientação – 6 aos 10 anos
• Capacidade de Ritmo – 6 aos 10 anos
• Capacidade de Equilíbrio – 8 aos 10 anos
Capacidades Condicionais
Resistência – é a capacidade que permite suportar e recuperar da fadiga física e psíquica. Esta capacidade possibilita executar esforços com uma certa intensidade e durante um período de tempo relativamente longo, sem que diminua acentuadamente a eficácia.
Força – é a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta possibilita, entre outros esforços, saltar, empurrar,