Capacidades Físicas
Introdução…………………………………………3
Aptidão Física…………………………………….4
Capacidades Motoras…………………………...5
Capacidades Condicionais………………………6
Capacidades Coordenativas…………………….7
Conclusão………………………………………….8
Bibliografia………………………………………….9
Introdução
Este trabalho pretende explicar e aprofundar os conceitos de capacidades motoras, condicionais e coordenativas, no âmbito da disciplina de Ed.Física.
Aptidão Física
A aptidão física é a competência de os sistemas do organismo (circulatório, respiratório, muscular) funcionaram de forma benéfica, o que resulta num menor risco de doenças, possibilitando a realização das diversas actividades do dia-a-dia, com energia suficiente que permita evitar um cansaço excessivo.
A condição física das pessoas é influenciada por factores físicos, emocionais, sociais e económicos. Para obter uma boa condição física o desejável é aliar uma alimentação equilibrada a uma prática de exercício regular, não esquecendo o descanso.
Capacidades Motoras
As capacidades motoras aludem às competências motoras, que podem ser desenvolvidas através de treinos. São determinadas geneticamente e essenciais para o rendimento motor. Exemplos: força, flexibilidades, velocidade, resistência, etc.
Dentro das capacidades motoras encontram-se as capacidades:
Condicionais
Coordenativas
Capacidades Condicionais
As capacidades condicionais estão relacionadas com os processos de obtenção de energia. Por isso, são condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição.
Exemplos: resistência, força, flexibilidade e velocidade.
Capacidades Coordenativa
As capacidades coordenativas são essencialmente determinadas pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento. Estão relacionadas com os processos de condução do sistema nervoso central.
Exemplos: equilíbrio, destreza, , reacção, etc.
Conclusão
Com a realização deste