Educação física
CONDICIONAIS E COORDENATIVAS
Capacidades Motoras
Capacidades Motoras são os movimentos mais
simples e mais complexos. São necessários para o rendimento motor, são determinadas geneticamente e desenvolvem-se através do treino. Exemplos: flexibilidade, força motora, resistência.
Capacidades Motoras
Capacidades Motoras
Condicionais:
São as capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos. São condicionadas pela energia nos músculos e pelos mecanismos que regulam a distribuição.
São determinadas, principalmente, pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento. São condicionadas pela forma como o movimento se realiza.
Coordenativas:
Capacidades Motoras
Capacidades Motoras Condicionais
Força
Trata-se da capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. Esta proporciona a capacidade de saltar, levantar, puxar, empurrar, entre outras. O desenvolvimento da força pode ser: Geral – quando se trata do desenvolvimento de todos os grupos musculares; Específicas – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade. Capacidade de executar movimentos cítricos
Capacidades Motoras Condicionais
Velocidade
Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima e com duração não superior a 6/8 segundos. Velocidade pode ser introduzida como "a capacidade de realizar um movimento em menor tempo possível".
Capacidades Motoras Condicionais
Resistência
Capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica e principalmente da física. Geral - quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cardio-respiratório. Local - quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total. É determinada pela resistência geral pela força e capacidade