capacidade motoras a desenvolver na criança
Não foi encontrada nenhuma entrada de índice.
Introdução
O presente trabalho surge no âmbito da Disciplina de Educação Física coordenada pela professora Maria Paula Rodrigues Lucas no tema “Capacidades Motoras a desenvolver na criança: Capacidades Condicionais e Coordenativas”, integrado no 1º ano da Licenciatura em Educação Básica da Universidade do Minho, no ano lectivo 2012/2013.
Este trabalho tem por objectivo compreender a importância do desenvolvimento das duas vertentes das capacidades motoras nomeadamente na infância.
Começaremos por dar uma breve informação sobre as capacidades motoras, de seguida transmitiremos o conceito e os vários tipos de capacidades condicionais e coordenativas e a sua importância respectivamente.
Esperemos que este trabalho esteja ao nível do que nos foi pedido.
Capacidade motora
Capacidade refere-se às qualidades inatas de uma pessoa como um talento, um potencial. Capacidades motoras condicionais e capacidades motoras coordenativas Capacidades condicionais são essencialmente determinadas pelas componentes enérgicas predominando os processos de obtenção e transformação de energia – carácter quantitativo. Capacidades coordenativas – são essencialmente determinadas pelo componente onde predominam os processos e condução SNC (sistema nervoso central) são de carácter qualitativo.
As capacidades motoras estão relacionadas com os movimentos que permitem que as qualidades de uma pessoa, como um talento ou potencial se evidenciem. Exemplos: força, resistência e flexibilidade, etc.
Características:
- São elementos essenciais para o desenvolvimento motor - São determinadas geneticamente - Desenvolvem-se através do treino
Como desenvolver as capacidades motoras nas crianças?
Cada capacidade motora, sendo elas: a força, a resistência, a agilidade, a flexibilidade e a