Esportes coletivos
EDUCAÇÃO FÍSICA – RESUMO
INICIAÇÃO AOS ESPORTES COLETIVOS:
UMA ESCOLA DA BOLA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A iniciação esportiva universal proposta por Greco e Brenda , pretende retomar nos processos de ensino, aprendizagem e treinamento, as formas de brincadeiras e jogos da cultura popular destacando dois procedimentos equivalentes que vão da aprendizagem motora ao treinamento técnico e o desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático.
Kröger e Roth(1999) sugeriram em seu texto “Escola da bola” três pilares da metodologia de ensino para crianças de seis a dez anos que são : O desenvolvimento das capacidades táticas; Treinamento das capacidades coordenativas e o desenvolvimento das habilidades.
A diferença entre o texto “Escola da Bola” é que prioriza atividade para desenvolvimento de coordenação somente com bola, e as atividades da Iniciação Esportiva Universal incluem vários materiais auxiliares, como, bola , bastão, arco, corda, pneu entre outros. Esse processo pedagógico vem sendo aplicado e testado em mais de quinhentos estabelecimentos como projetos de pesquisa e extensão na Alemanha e no Brasil, principalmente em Minas Gerais. A intensão é desenvolver esse processo que se constitui nos seguintes pilares:
-Da aprendizagem motora ao treinamento técnico; ensino, aprendizagem e treinamento das capacidades coordenativas( até 12 – 14 anos) e ensino, aprendizagem e treinamento das habilidades( 10- 12 anos)
-Do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático: ensino, aprendizagem e treinamento das capacidades táticas( até os 10-12 anos), estruturas funcionais (dos 8-10 anos em diante) e jogos para desenvolver a inteligência tática( dos 8 anos em diante).
Para aplicação desses conteúdos, sugere-se faixas etárias aproximadas, atividades e jogos