Cana de açucar
A cana-de-açúcar é uma das gramíneas mais cultivadas nas regiões tropicais e subtropicais devido a enorme contribuição sócio-econômica que representa sua exploração, conseqüência da propriedade de sintetizar e armazenar significativa concentração de sacarose.
No Brasil, a cana-de-açúcar é importante fator sócio-econômico constituindo-se como base de três importantes agroindústrias: açúcar, aguardente e álcool; que por sua vez são fontes de matéria-prima para outras indústrias.
Powered By BRApp× Devido à grandeza dos números do setor sucroalcooleiro no Brasil, não se pode tratar a cana-de-açúcar, apenas como mais um produto, mas sim como o principal tipo de biomassa energética, base para todo o agronegócio sucroalcooleiro, representado por 350 indústrias de açúcar e álcool e 1.000.000 empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. Aqui se produziu e moeu na safra 1999/00, 300 milhões de toneladas de cana de açúcar, 381 milhões de sacas de 50 kg de açúcar e mais de 12 milhões de m3 de álcool anidro e hidratado.
•ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA
A cana-de-açúcar foi introduzida na× China antes do início da era cristã. Seu uso no× Oriente, provavelmente na forma de xarope, data da mais remota antiguidade. Foi introduzida na× Europa pelos árabes, que iniciaram seu cultivo na× Andaluzia. No século XIV, já era cultivada em toda a região mediterrânea, mas a produção era insuficiente, levando os europeus a importarem o produto do× Oriente. A guerra entre× Veneza, que monopolizava o comércio do açúcar, e os turcos levou à procura de outras fontes de abastecimento, e a cana começou a ser cultivada na× Ilha da Madeira pelos portugueses e nas× Canárias pelos espanhóis.
O descobrimento da× América permitiu extraordinária expansão das áreas de cultura da cana. As primeiras mudas, trazidas da× Madeira, chegaram ao Brasil em 1502, e, já em 1550, numerosos engenhos espalhados pelo litoral produziam açúcar de qualidade equivalente ao produzido pela× Índia.