Cana de açúcar
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
JAGUARIAÍVA
2014
GUSTAVO FRANCISO MOURA
THAMIRES FABIANA SOARES FERREIRA
VERÔNICA APARECIDA MIRANDA DE MELLO
MULTIPLICAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZANDO O MÉTODO DE REPICAGEM
Relatório de aula prática apresentado no curso de Tecnólogo em Biocombustíveis da Faculdade União Latino-Americana de Tecnologia, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Produção de Cana-de-açúcar.
Professora: MSc. André Luis Trentin Scremin.
Coordenador do curso: MSc. Jeferson Massinhan
JAGUARIAÍVA
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO: CANA-DE-AÇÚCAR
A cana-de-açúcar é, talvez, o único produto de origem agrícola destinado à alimentação que ao longo dos séculos foi alvo de disputas e conquistas, mobilizando homens e nações. A planta que dá origem ao produto encontrou lugar ideal no Brasil. Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar. Calcula-se que naquele período da história, a exportação do açúcar rendeu ao Brasil cinco vezes mais que as divisas proporcionadas por todos os outros produtos agrícolas destinados ao mercado externo.
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é uma cultura perene, podendo produzir por 4 a 6 anos. Relativamente fácil de ser implantada e manejada, com baixo custo, podendo atingir rendimentos de massa verde superiores a 120 t/ha/ano. Normalmente a maturação se dá durante o período seco, quando a oferta de forragem das pastagens, é bastante limitada à produção animal. Portanto, a formação de um canavial, representa uma medida apropriada e econômica para suplementação alimentar do gado, neste período.
Sua produtividade e longevidade são reguladas por diversos fatores, dentre os quais destacam-se: variedade escolhida, fertilidade do solo, condições climáticas, práticas culturais, controle de pragas e doenças e