Consequências da obesidade
As consequências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como baixa autoestima e, físicos como as doenças cardíacas. Outras consequências da obesidade para o corpo são:
Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
Aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas pelo acumulo de gordura no interior das artérias;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral;
Insuficiência renal;
Aumento dos triglicerídeos;
Aumento do colesterol;
Aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;
Desgaste precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
Aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem, e câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares, nas mulheres.
Estas consequências surgem porque o corpo humano não consegue lidar com o acumulo de grandes quantidades de gordura e então todos os sistemas ficam prejudicados.
Tratamento para obesidade
Os tratamentos para a obesidade devem tem por base uma mudança no estilo alimentar, porém em alguns casos é necessário se recorrer a medicamentos ou cirurgias para emagrecer. O indivíduo é considerado obeso quando o seu índice de
Medidas de prevenção da obesidade em crianças e adolescentes
Descrição: http://www.unimedvsf.com.br/gerencia/docs/16032009103045.jpgO sobrepeso e a obesidade em crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública, com inúmeras implicações negativas sobre a saúde e o bem estar na idade adulta.
Especialistas enumeram orientações visando à prevenção deste grave problema:
-Limitar o consumo de bebidas contendo açúcar.
-Limitar o consumo de alimentos com alto valor energético e baixo teor nutricional, como doces, balas, sorvetes e biscoitos.
-Aumentar o consumo diário de frutas e verduras diariamente (recomenda-se 9 porções diárias, com quantias que variam de acordo com