obesidade e sua consequencias
OBESIDADE
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comunente é o do Índice de Massa Corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
A obesidade é o fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.
CONSEQUÊNCIAS
As conseqüências da obesidade para a saúde incluem distúrbios psicológicos como baixa auto-estima e, físicos como as doenças cadíacas . Outras consequências da obesidade para o corrpo são aumento do risco de desenvolver diabetes tipo2;
Aumento do riso de desenvolvimento de doenças pelo acumulo de gordura no interior das artérias;
Hipertensão arterial;
Acidente vascular cerebral;
Insuficiência renal;
Aumento dos triglicerídeos;
Aumento do colesterol;
Aumento do risco de desenvolvimento ou agravamento das varizes;
Desgate precoce das articulações da coluna, quadris, joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
Aumento do risco de desenvolvimento de câncer colo-rectal e câncer da próstata no homem câncer de mama, do endométrico, do ovário e ds vias biliares, nas mulheres.
Estas consequências surgem porque o corpo humano não consegue lidar com o acumulo de grandes quantidades de gordura e então todos os sistemas ficam prejudicados.