Introdução à obesidade: causas, consequências, etc
Obesidade - Introdução
Panorama Geral
A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura corporal, ao ponto que o tecido adiposo passa a estar associado a problemas de saúde, com consequente aumento da taxa de mortalidade prematura. A obesidade está relacionada, por exemplo, com o desenvolvimento de doenças cardíacas, hepáticas, diabetes e até de câncer.
A prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado em todo o mundo e em todas as idades. A obesidade se tornou um importante problema de saúde pública que gera um elevado gasto sanitário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a considera a epidemia do século XXI. Nas últimas três décadas – de 1980 a 2008 – a obesidade quase dobrou no mundo, afetando hoje cerca de 205 milhões de homens (9,8%) e 297 milhões de mulheres (13,8%), ou seja, mais de meio bilhão de adultos acima de 20 anos. No Brasil, segundo dados da OMS de 2008, a prevalência da obesidade em indivíduos com mais de 20 anos representava 16,5% dos homens e 22,1% das mulheres. A obesidade, no geral, é resultado de um balanço energético positivo, em que a ingestão calórica supera o seu gasto pelo organismo para a sua manutenção e realização de atividades diárias, o que provoca acúmulo de massa do tecido adiposo, seja por sedentarismo, seja por uma alimentação hipercalórica. Deve-se atentar para o fato de que a obesidade não é apenas consequência da grande quantidade de alimentos consumidos, mas também da qualidade cada vez menor desses. Sobre as Causas
As causas da obesidade são muito diversas e ultrapassam o que diz o senso comum. O estresse, por exemplo, influencia no ganho de peso e é motivo de preocupação, uma vez que cada vez mais indivíduos nas sociedades modernas apresentam estresse crônico. A busca por uma sensação reconfortante leva à ingestão de carboidratos, responsáveis pelo aumento dos níveis de serotonina no sangue.