As Consequências Físicas e Psicológicas da Obesidade nas Crianças
Curso de Educação Física
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
As Consequências Físicas e Psicológicas da Obesidade nas Crianças
Crato - CE
2011
Instituto Federal do Ceará
Curso de Educação Física
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Carlos Eduardo Varela Rocha Matias
As Consequências Físicas e Psicológicas da Obesidade na Criança
Orientadora: Prof. Msc. Ialuska Guerra
Crato - CE
2011
Introdução:
A obesidade é uma doença crônica em que há o acumulo excessivo de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso considerado ótimo, isto se observa através da comparação entre peso e altura. Basicamente sempre que houver uma ingestão de calorias maior que o gasto de energia, haverá acumulo de calorias na forma de gordura.
As principais causas do aparecimento deste distúrbio em crianças é a substituição da dieta tradicional por alimentos ricos em calorias, e com baixo valor nutricional. E isto não é um problema das classes menos favorecidas, estatísticas mostram que a obesidade infantil afeta todas as classes sociais. Mudanças trazidas pela tecnologia também estão relacionadas a este problema, o sedentarismo aumentou, as crianças passam mais tempo na frente da televisão e do vídeo game do que correndo na rua, jogando bola ou andando de bicicleta.
Para identificar se um individuo esta ou não obeso, pode-se utilizar o IMC (Índice de Massa corpórea), uma formula simples feita com o peso e a altura, que determina quando se esta abaixo do peso, no peso normal, ou acima do peso. O IMC ainda tem falhas, para medir com precisão se a pessoa esta obesa é necessário a medição do percentual de gordura, que deve ser feita por um profissional qualificado utilizando um medidor de dobras cutâneas.
O tratamento médico para a obesidade é constituído pela combinação da dieta de baixas calorias, modificação comportamental e o aumento da atividade física. No caso