calculo
Alguns engenheiros usam senso de humor afirmando que um engenheiro é um triângulo retângulo adicionado bom senso. Porém a trigonometria não é chamada assim em cálculos da engenharia civil.
Na verdade, a matemática é um artifício de cálculo usado para resolver questões físicas da engenharia civil. E é dentro destes recursos matemáticos que podemos citar a trigonometria. Em diversos cálculos que envolvem força e pressão são utilizados vetores. Para realizarem cálculos com esses vetores os engenheiros utilizam muito esta área da matemática.
Ao construir uma estrada é preciso ter cuidado nas curvas. As grandes velocidades dos veículos originam uma força que “empurra” este carro para a parte de fora da pista. Por isso é que se o veículo ultrapassa a velocidade máxima ele corre o risco de ser “jogado” para fora da estrada. Para evitar acidentes, então, as estradas possuem a parte externa das curvas mais elevada do que a parte interna. Quanto maior o ângulo de inclinação da estrada, maior será a velocidade máxima permitida.
Durante a construção de um telhado, por exemplo, o conhecimento trigonométrico é indispensável. Durante os cálculos de inclinações mínimas e máximas usa-se trigonometria. Em um telhado, as tesouras são vigas que tem a finalidade de suportar o peso da cobertura e as sobrecargas do telhado através do vigamento secundário. Para a sua projeção também faz-se uso de cálculos com ângulos e triângulos.
O peso da carga de uma estrutura ou a ação de um veículo produzem tensões na totalidade de seus pontos. Na engenharia existem termos como o “Círculo de Mohr” e o “Estado Plano de tensão”, que estão associados aos cálculos de tensão. Na engenharia civil, a