biônica
ALUNO: MATEUS ROBERTO SATIQ
TURMA: TTMEC N1/2012
BIÔNICA
Luzerna, 12 de agosto de 2013.
BIÔNICA
1.1 Conceito
Biônica é o estudo de seres vivos (plantas, animais) com o objetivo de aplicar soluções existentes na natureza em sistemas mecânicos, formas, produtos e indústria, ou seja, é a investigação, sistemática, das soluções orgânicas e estruturais aplicadas pela natureza aos seus elementos, visando colher dados para a solução de problemas técnicos de formas, estruturas ou objetos.
A Biônica parte do princípio de que todo organismo vivo é resultado de dois milhões de evolução e que, sob ação do processo de seleção natural, estavam mais adaptadas as suas funções ao meio ambiente que vivem. Com isso, a Biônica se baseia na Natureza como rico terreno de soluções para problemas análogos aos que o homem enfrenta:
-Estrutura
-Locomoção
-Coordenação
-Emissão, transmissão e recepção de informação.
HISTÓRICO
Em 1947, o médico e filósofo francês Georges Canguilhem apresentou a conferência "Máquina e Organismo", em que introduzia seus estudos na área de biônica. Para ele, o estudo aprofundado das estruturas dos organismos era de vital importância para desenvolvimento de máquinas eficientes.
A partir desta época formaram-se grandes laboratórios, nos países mais avançados, para pesquisar esta fonte poderosa a inesgotável de soluções que é a natureza. Nascendo assim, uma disciplina com a intenção de formalizar o uso de analogias biológicas para resolver problemas projetuais: a Biônica.
EXEMPLOS E APLICAÇÕES
1.2 Carrapicho (Arctium lappa)
Esta semente é bastante conhecida por grudar na roupa de humanos ou nos pelos de animais, que as carregam e as distribuem amplamente pelas áreas em que circulam. Esse mecanismo permite à planta conquistar novos espaços.
Aplicação: FIXAR OBJETOS
O engenheiro suíço Georges Mestral percebeu a