via aferente
Veremos neste trabalho as grandes vias aferente, aquelas que levam aos centros nervosos supra segmentares ou impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Observaremos de uma forma resumida e esquemática a estrutura e função de cada parte do neuro-eixo em conjunto. Podemos considerar que o estudo das grandes vias aferentes é um dos estudos mais importantes da neuroanatomia, com suas incontáveis aplicações a práticas.
VIA AFERENTES
Generalidades:
Vias aferentes são aquelas que conduzem os impulsos aos centros nervosos originados nos receptores periféricos e são divididos em três elementos: o receptor, o trajeto periférico e o trajeto cortical.
O receptor é uma terminação nervosa sensível ao estimulo que caracteriza a via. A conexão deste receptor, por meio de fibras especificas, com uma área do córtex, permite a discriminação sensorial.
O trajeto periférico compreende um nervo espinal ou craniano e gânglio sensitivo que possuem fibras com funções diferentes e se misturam aparentemente por acaso,
O trajeto central as vias aferentes se agrupam em feixes: tractos, fascículos e lemniscos de acordo com sua função.
A área de projeção cortical esta no córtex cerebral – permite distinguir a sensibilidade - ou no córtex cerebelar – qualquer impulso determina manifestação sensorial e ambas utilizam a via inconsciente.
As grandes vias aferentes podem ser inconsciente e consciente que unem os receptores ao córtex, sendo que no caso da primeira a cadeia é constituída por dois neurônios e a segunda geralmente as cadeiras são constituídas por três neurônios que tem os princípios gerais:
- Neurônio I, localiza fora do sistema nervoso central em um gânglio sensitivo ou seja, na retina ou mucosa olfatória;
- Neurônio II, localiza-se na coluna posterior da medula ou em núcleos de nervos cranianos;
- Neurônio III localiza-se no tálamo e origina um axônio que chega ao córtex.
Vias aferentes que