Cada um mora onde pode
Tema: Cada um mora onde pode
Turma: Kids III Vespertino
Professora: Elaine Cristina e Lorena
Sub-tema:
Eu e minha casa; importância da moradia; construção das habitações; origem da casa; classificação de moradias existentes no mundo; animais e suas casas.
Base teórica:
É importante para o aluno de Educação Infantil compreender a origem da vida, de forma que ele construa conhecimento com bases. Não diferente disso, um projeto sobre moradia pretende dar fundamento ao aluno para que ele conheça esse direito que é de todo cidadão, e de que forma isso começou. Há muitos anos as moradias eram bem diferentes das que conhecemos hoje. As casas construídas com tijolos, cimento, feitas de madeira ou pré-fabricadas foram uma conquista de centenas de gerações que nos antecederam. Aos poucos, os homens foram aprendendo a usar os recursos da natureza e a escolher os que lhes oferecíam maior segurança. Além de abranger o aspecto arquitetônico, uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradias deve colocar em discussão o modo de vida das pessoas que as habitam. Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais menos favorecidas devem fazer parte desse trabalho. Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, maiores serão as chances de eles construírem um olhar para/sobre as paisagens.
Objetivo geral:
Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradias, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções. Perceber a moradia como direito do cidadão.
Objetivos específicos:
Aquisição de conhecimentos sobre a história da construção das casas e sua origem;
Conhecer e identificar diferentes letras a partir dos nomes dos objetos presentes nas moradias;
Destacar os cômodos das casas;
Reconhecer a rotina de cada espaço;
Perceber, socialmente falando, o porquê