business
Percepção geral do livro:
O livro expõe uma visão diferenciada sobre o feedback , mostrando a importância essencial desta pratica não só no ambiente de trabalho, mas em toda nossa vida. O livro também ressalta que o feedback não é o corretivo, mas também o positivo é um elemento importante. O livro é bastante agradável, e dá pra ler de uma sentada, pois conta uma historia entre Scott e uma Consultora, onde ela conduz Scott a refletir sobre suas atitudes no ambiente de trabalho e na vida pessoal, sempre mostrando os ganhos de usar o feedback para ser um indivíduo melhor. Outra característica interessante do livro é que as dinâmicas aplicadas pela consultora podem ser aplicadas em nossas atividades na empresa. Um grande aprendizado que o livro deixa é com relação ao reforço positivo: se você quer que alguém repita um comportamento, você deve reforça-lo elogiando-o pela atitude.
Capitulo 1 – A experiência
“Complete a frase:” O maior problema que um gerente enfrenta é conseguir que sua equipe... Neste capítulo a consultora fez uma experiência radical sobre feedback, colocando Scott na sala, e ele sendo ignorado por toda a equipe, como se fosse uma pessoa invisível. Este é o sentimento de uma pessoa que não recebe feedback.
Capítulo 2 – Toque de despertar
Este capitulo é uma troca de e-mails entre a Scott e a consultora, onde Scott apresenta-se muito ansioso. Chamou-me atenção o seguinte trecho:
“quando não damos retorno a uma pessoa, mesmo que seja apenas por uma hora, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode reagir com baixa produtividade e/ou comportamento inadequado. Desta forma, se sua equipe não esta produzindo como deveria ou se você detecta comportamentos inapropriados, é possível que a causa subjacente seja a qualidade e/ou quantidade de feedback que os colaboradores estejam recebendo, provavelmente de você. A mesma coisa pode muito bem acontecer em sua casa.”
Scott