lajes
As lajes são elementos estruturais de fechamento horizontal, que em conjunto com as vigas, os pilares e as fundações respondem pela estabilidade e solidez da edificação. Com o surgimento de novas tecnologias para construção foi desenvolvido o processo de utilização de Lajes Pré-fabricados, que visam garantir melhor qualidade, produtividade e redução de custos. As lajes surgiram na necessidade da construção de pisos elevados. Os primeiros materiais utilizados foram os materiais naturais, como pedras e madeiras, aperfeiçoando-se com o passar dos anos até atingir o patamar de conhecimento e tecnologia atual. Com o surgimento do concreto armado foram desenvolvidas as lajes maciças, mistas e pré-moldadas, com o avanço da tecnologia e pesquisa surgiu o concreto protendido, aperfeiçoando as lajes possibilitando vencer vãos maiores com alturas de lajes reduzidas.
3.1 - TIPOS DE LAJES
Na prática, existem diferentes tipos de lajes que são empregadas nas obras de um modo geral, sendo que podem ser classificadas da seguinte forma:
- Lajes mistas pré-moldadas: As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.
- Lajes maciças: São aquelas constituídas por uma placa de concreto armado na qual a espessura é mantida constante ao longo de toda a superfície, sendo de uso mais frequente as que se apoiam em vigas.
- Lajes nervuradas: De acordo com a NBR 6118:2003 lajes nervuradas são as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos está localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.
- Lajes alveolares: menos usadas em residências, são compostas por grandes painéis, geralmente protendidos (ou seja, cuja armadura é constituída por cabos de aço de