lajes
O QUE É
As lajes são elementos estruturais laminares planos, solicitados predominantemente por cargas normais ao seu plano médio.
Nas estruturas laminares planas, predominam duas dimensões, comprimento e largura, sobre a terceira que a espessura.
Geralmente, nas estruturas correntes, as lajes são retangulares, mas podem ter forma trapezoidal ou em
L.
Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
QUAL A ORIGEM?
O inglês William Boutland Wilkinson (1819-1902), fabricante de gesso e de argamassa foi o primeiro a patentear um “sistema” de lajes em concreto armado em 1854. Ele construiu, com este esquema, uma casa de campo com dois pavimentos de alvenaria em que reforçou os planos de concreto (pisos e telhado) com barras de ferro e arames. A patente de Wilkinson foi classificada como “melhorias na construção à prova de fogo em moradias, armazéns e outros edifícios”. QUANDO UTILIZAR?
As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 a 15cm, são comuns em edifícios de múltiplos pavimentos e em construções como escolas, indústrias, hospitais, etc. De modo geral, não são aplicadas em construções residenciais e outras de pequeno porte COBRIMENTOS MÍNIMOS
São especificados também os valores mínimos de cobrimento para armaduras das lajes, de acordo com a agressividade do meio em que se encontram. Esses valores são dados na Tabela 4, extraída da NBR 6118:2003.
O valor de ∆c que aparece nesta tabela é um acréscimo no valor do cobrimento mínimo das armaduras, sendo considerado como uma tolerância de execução. O cobrimento nominal é dado pelo cobrimento mínimo acrescido do valor da tolerância de execução ∆c , que deve ser maior ou igual a 10 mm.
COBRIMENTO NOMINAL PARA ∆C = 10MM
ABNT NBR 6118:2003
Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a