lajes
ENGENHARIA CIVIL
DALLILA ENGELMAN GARCIA PEREIRA
CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES
Anápolis
2014
DALLILA ENGELMAN GARCIA PEREIRA
CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES
Anápolis
2014
1. INTRODUÇÃO Segundo a ABNT NBR 6118:2003, item 14.4.2.1 placas são elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto armado ou protendido são usualmente denominadas lajes. Entende-se por definição projetual de uma laje a concepção do espaço, este definido por um plano de apoio – a laje – sobre o qual iremos construir e elaborar este espaço. As lajes são normalmente construídas para suportar as ações verticais – permanentes e variáveis – atuantes nos pavimentos (pisos e coberturas das edificações). São submetidas essencialmente a esforços solicitantes de flexão, momentos fletores e forças cortantes.
As lajes podem ser entendidas também como elementos de vedação do subsistema vertical, de subdivisões da parte da vedação horizontal, onde a subdivisão do espaço interior gerado pelas vedações verticais são as lajes. Estas são as superfícies de segurança onde podem ser feitas as atividades, e as principais funções são sustentar pessoas e coisas, onde é a melhor forma de aproveitar o terreno construindo assim edificações verticais.
Atualmente há diversos tipos de lajes que formatam o diversificado mercado da construção civil. Cada tipo de laje pode ser utilizada em um determinado ramo de construção ou necessidade. Umas tem o caráter de reduzir a carga das estruturas sendo mais leves, como as lajes pré-moldadas, outras têm a função de serem mais resistentes, como as maciças (totalmente em ferro e concreto), algumas tem o formato propício a economizar a quantidade de concreto, como as nervuradas, outras mais esbeltas ou espessas. Portanto há diversas formas e tipos de lajes, prontas a atender as