Bug do milênio
A maioria das datas, são armazenadas no computador, com dois dígitos. Para esta discussão, o formato MM/DD/AA será utilizado, reconhecendo que muitos formatos diferentes são usados pela industria de computadores no mundo.
A data de nascimento para uma pessoa nascida em 20 de julho de 1935, seria armazenada no computador como: 072035. Esta pessoa estará com 65 anos de idade no ano 2000 e alcançaria o direito de requerer a aposentadoria pelo sistema de securidade social dos Estados Unidos. Entretanto se o programa de computador do sistema de securidade social usa somente 2 dígitos e não é mudado, no ano 2000, o computador terá o ano corrente como "00" e subtrairá o ano de nascimento da pessoa (35) e concluirá que essa pessoa está com -35 (menos trinta e cinco) anos de idade. Naturalmente o seguro social seria negado, porque de acordo com o computador, essa pessoa não nasceu ainda, e não está pronta para a aposentadoria.
Outro exemplo do problema do ano 2000 está em um caso interessante, determinado pelo seu dinheiro. Para manter este exemplo simples e focado no problema do ano 2000, o interesse do cálculo não será complexo e fará uma suposição que os dividendos são pagos a você a cada ano, na data de aniversário e não adicionada no seu saldo.
Se você tem 5.000 dolares numa conta de poupança (usando os termos previamente descritos) a qual recebe uma taxa anual de 3%, você esperaria que no aniversário de 1 ano, você contaria com 150 dólares. Se você coloca seus 5.000 dólares em um banco em 1º de Janeiro de 1999, em 1º de Janeiro de 2000, o banco usando dois dígitos no ano mostraria que você na verdade deve a eles uma quantia substancial de dinheiro. Quando ao calcular quantos anos eles estão com seu dinheiro, o banco pega o ano corrente "00" e subtrai o ano de depósito desta data (99). Neste exemplo, eles estão com seu dinheiro por -99 (menos noventa e nove) anos. Quando o cálculo é feito para você, ele determina que você deve para o banco 14.850