Bug do Milênio
BANCO DE DADOS
VARGINHA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS – UNIS/MG
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
MICHEL DOS REIS LINO
BANCO DE DADOS
Trabalho apresentado ao curso de Ciência da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG como pré-requisito para obtenção de nota.
VARGINHA
2013
SUMÁRIO
1. HISTORIA
O Bug do Milênio aconteceu no fim do século XX. Foi de um simples problema relacionado à computação para a preocupação do mundo todo. Bug é uma expressão que significa falha.
2. O PROBLEMA
O problema do Bug do Milênio era que os sistemas antigos desenvolvidos no século XX interpretavam as datas com 2 dígitos no ano. Isso ocorria pela necessidade de se economizar, uma vez que em 1965 um megabyte de espaço de memória magnética que era suficiente para gravar um texto de 300 páginas. Então os programas assumiam o "19" na frente para formar o ano completo. Quando chegasse o ano 2000, o computador iria entender que estava no ano de "19" + "00", ou seja, 1900. Se as datas "voltassem" para 1900, clientes de bancos veriam suas aplicações com juros negativos, credores passariam a ser devedores, e boletos de cobrança para o próximo mês seriam emitidos com cem anos de atraso.
3. SOLUÇÃO
O Bug do milênio motivou uma renovação em massa dos recursos de informática. Houve uma corrida para corrigir, atualizar e testar os sistemas antes que ocorresse a mudança do milênio. Velhos programadores de COBOL foram tirados da aposentadoria, para voltar a trabalhar em sistemas muitas vezes desenvolvidos por eles mesmos, vinte anos antes. Gerando um enorme crescimento das empresas do ramo de informática. Embora tenha provocado uma onda de pânico, algo semelhante às crenças de “fim do mundo”, o Bug do Milênio apresentou-se como algo inofensivo.
4. REFERENCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2000