Bug do milenio y2k
Y2K “O BUG DO MILENIO”
EDUARDO NERES 255969
MIGUEL ANGELO 254479
TULIO TAVARES 255626
MOGI DAS CRUZES
2013
Y2K O Bug do Milênio
Entendendo o que é o Bug do Milênio
Bug do milênio foi o nome dado a um problema que inicialmente não parecia que representaria tanto, mais com o chegar da virada do século XX trouxe muita preocupação e gastos às empresas do mundo e muita repercussão na mídia da época.
O Bug Y2K tratava-se de um problema técnico nos sistemas informatizados de informação, para ter menores gastos com a memória interna os sistemas representavam o ano com apenas dois dígitos (Ex. 05/12/99) com isso na virada do século os sistemas entenderiam que o ano 2000 (00) o sistema entendesse como 1900.
O que poderia ter ocorrido O prejuízo das empresas seria enorme, seria mais fácil investir para tentar resolver o problema do que concertar os seus possíveis erros. Os principais afetados seriam os bancos, sofreriam sérios problemas com as datas e taxas de juros a cobrar. por exemplo, o Citibank que investiu quantia próxima a U$ 600 milhões para realizar adequação de seus inúmeros sistemas ao redor do mundo. Os Estados Unidos, maior usuário mundial de tecnologia, preocuparam-se com o volume de processos que poderiam ser movidos por empresas afetadas pelo bug contra as empresas de tecnologia e, no caso dos bancos, por seus clientes. Alguns afirmavam que mísseis nucleares poderiam ser lançados aleatoriamente, que aviões poderiam ter pane em pleno voo, e que muitas empresas chegariam a falência.
Aproximadamente 250 milhões de computadores pessoais, 85 mil computadores de grande porte e 21 bilhões de aparelhos eletroeletrônicos poderiam ser afetados.
Solução do caso Apesar de todo caus da época o que se viu foram apenas falhas pequenas, fáceis de serem corrigidas. O grande Bug do Milênio chegou e passou sem maiores problemas, e todo o pânico acabou por cair por terra, já que mísseis nucleares não foram lançados