Bruxelas
População: mais de 1.8 milhões de habitantes
Clima: no Inverno temperaturas muito baixas e no Verão temperaturas moderadas.
Línguas Faladas: holandês, francês e alemão
Moeda: euro
Principal Religião: Cristianismo
Nome do Hino: La Brabançonne
Principais Actividades Económicas: serviços, indústria e comércio
Ordenado Mínimo: varia entre 92 euros a 1570 euros
Monumento da era espacial Paisagem de Bruxelas
Bandeira Prato típico: Waterzooi
Bruxelas é a capital de facto da União Europeia (UE) e a maior área urbana na Bélgica. É composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas, propriamente dita, que é a capital da Bélgica, Flandres e da Comunidade Francesa da Bélgica.
Bruxelas cresceu de uma fortaleza no século X, fundada por um descendente de Carlos Magno, para uma metrópole de mais de um milhão de habitantes. A área metropolitana da cidade tem uma população de mais de 1,8 milhões de habitantes, tornando-a maior da Bélgica.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Bruxelas é um importante centro de política internacional. A presença das principais instituições da União Europeia, bem como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), fez da cidade uma sede poliglota de muitas organizações internacionais, políticos, diplomatas e de funcionários públicos.
Embora historicamente seja uma região de falantes do neerlandês, Bruxelas tornou-se uma cidade com cada vez mais falantes dalíngua francesa ao longo dos séculos XIX e XX. Hoje a maioria dos habitantes são falantes nativos do francês, embora ambas as línguas tenham estatuto oficial. Tensões linguísticas continuam e as leis de linguagem dos municípios em torno de Bruxelas são um tema de muita controvérsia na Bélgica.
Etimologia
A teoria mais comum sobre a origem do nome de Bruxelas é que ele deriva de Old Dutch Broekzele ou Broeksel, o que significa pântano