automação predial
A evolução da computação e dos sistemas digitais tem viabilizados aplicações, que se tornam presentes no cotidiano das pessoas, sendo hoje referenciais de conforto e praticidade na vida das pessoas.
Hoje as mudanças na arquitetura tanto na organização, quanto na utilização de espaço são pensadas na forma de edifícios de alta tecnologia ou edifícios inteligentes.
Uma das maiores preocupações dos edifício inteligentes é a economia com o consumo de energia, sendo portanto o ponto de maior peso que impulsionou o uso de Automação nos edifícios. Atualmente a preocupação dos projetistas é de prever espaços na concepção dos projetos para a utilização de equipamentos inteligentes.
O sistema de Automação também garante o tempo de vida útil das lâmpadas, já que a utilização será racional.
O sistema de automação também pode ser integrado a sistemas de medição de energia, medição de gás, supervisão de geradores, supervisão bombas hidrantes, bombas de sanitários. http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_falando_de_automacao_predial.php
A partir da década de 1990, a abertura dos mercados de informática e de telecomunicações no Brasil possibilitou a popularização de diversas tecnologias de controle e serviços de automação. Sistemas que antes eram utilizados exclusivamente nos ambientes corporativos das empresas e do comércio passaram igualmente a ser projetados e utilizados também nos ambientes domésticos.
Nesse universo, a automação predial se desenvolveu tendo como objetivo principal a melhoria do estilo de vida dos ocupantes de uma edificação através do aumento do conforto ambiental, da segurança física e do aumento da eficiência energética da casa ou escritório, tornando o ambiente mais confortável, seguro e eficiente.
A necessidade de maior conforto, informação e segurança não foram os únicos motivadores desse desenvolvimento. Os