microscopio
1. Como se calcula o aumento final que estamos vendo em um microscópio?
A maioria dos microscópios possuem objetivas com aumento de 10x, 40x, 100x.
Multiplicar o valor dessas objetivas por 10 (que é o aumento que a ocular dá).
O resultado é o aumento total que chega à retina.
2. Porque a imagem vista em um microscópio é invertida?
Para forma que as lentes estão ele é composto por duas lentes uma ocular e outra objetiva, mas os raios de luz quando passam essas lentes se invertem já que as lentes são convergentes, esse mesmo fenômeno pode ser observado na luneta. Mas no microscópio a imagem é aumentada e na luneta é aproximada.
3. O que é microscopia de fluorescência? Para que serve?
Entende-se por fluorescência a propriedade que algumas substâncias possuem, após serem excitadas com radiação de baixo comprimento de onda, resultando na emissão de radiação de maior comprimento de onda. Assim, determinadas substâncias absorvem a energia da luz ultravioleta e emitem depois radiação dentro do espectro de luz visível.
Serve para observar microrganismos capazes de fixar substâncias fluorescentes (fluorocromos). A luz UV, ao incidir nessas partículas, provoca a emissão de luz visível e observam-se os microrganismos a brilhar em fundo escuro. Como exemplo, o bacilo da tuberculose fixa a aramina, pelo que o diagnóstico da doença pode ser feito por microscopia de fluorescência.
4. O que é microscopia de contraste-de-fase? Para que serve?
Microscópio de contraste de fase o equipamento tem como princípio a transformação das diferentes fases dos raios de luz em diferenças luminosas. Esta baseada no princípio da difração da luz.
5. Descreva o processo de focalização de Köhler
6. O que é um estereomicrocópio?
O estéreo microscópio é um instrumento ótico associado a um sistema de epi-iluminação e de transiluminação (incidente e transmitida), que permite a visualização ampliada e tridimensional dos objetos sob observação.
O estéreo