Bourdieu sociologia
Bourdieu: A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre
Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal. A partir de Bourdieu, tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares, simplesmente, como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.
As limitações dessa abordagem, no entanto, se revelam sempre que se busca a compreensão de casos particulares (famílias, indivíduos,Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002 3 5 escolas e professores concretos). Bourdieu nos forneceu um importante quadro macrossociológico de análise das relações entre o sistema de ensino e a estrutura social. Esse quadro precisa, no entanto, ser completado e aperfeiçoado por analises mais detalhadas. Faz-se necessário, em especial, um estudo mais minucioso dos processos concretos de constituição e utilização do habitus familiar, bem como uma análise mais fina das diferenças sociais entre famílias e contextos de escolarização.
Tópico 4: A literatura sociológica tem defendido a idéia de que, no passado, as relações entre a família e a escola eram bem menos freqüentes e, sobretudo, mais restritas em sua natureza, isto é, o campo e o teor das trocas eram bem mais limitados, sendo impensável uma interferência dos pais em questões internas ao ensino ou à sala de aula ( Montandon, 2001; Glasman, 1992;
Migeot-Alvarado, 2000). Mas seria certamente um equívoco se pensássemos que em períodos anteriores ao nosso inexistiam relações sociais entre as famílias e as instituições escolares, embora elas fossem seguramente mais esporádicas, menos intensas e de natureza diferente.
Quanto ao detalhamento das características de que se reveste hoje essa relação, remeto o leitor ao informado e minucioso livro de Pedro Silva
(2003), que realiza uma consistente revisão da literatura anglo-saxônica e francófona sobre