Trab Sociologia Bourdieu
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH
A dinâmica social em Bourdieu: momentos de disputa e dominação
William Gonçalves de Siqueira
RA: 025421
Prof. Dr. Renato Oriz.
Trabalho final da disciplina
HZ657B
Sociologia
Contemporânea
I
(Teoria
Sociológica).
Campinas
2013
A dinâmica social: disputa e dominação
A posição de destaque conquistada por Bourdieu na sociologia do século XX tem a ver com suas grandes contribuições para esse campo do conhecimento. Os elementos que elencou como objetos sociológicos e, fundamentalmente, a dinâmica na qual esses objetos estavam inseridos, não apenas resgata tradições de pensamento, aparentemente antagônicas - como Weber e Marx - como dá o caráter de novidade da teoria bourdesiana: as relações, os jogos sociais, as disputas entre os grupos, classes ou indivíduos, de forma dialética, são centrais para compreensão da sociedade em questão.
Assim, esse texto tem como objetivos (1) elencar, ainda que brevemente, alguns dos principais conceitos desse sociólogo para, em seguida, (2) tecer considerações sobre o olhar que Bourdieu traz sobre como as disputas entre os grupos sociais e seus agentes pode se dar num espaço como o sistema de ensino no qual a cultura pode servir não só para apropriação arbitrária, como para instrumento de dominação.
Considerações sobre a teoria bourdesiana
I.
dinâmica social, campo e habitus
Há questões definitivas e definidoras para a análise e mesmo para a mudança social, segundo Bourdieu. Partindo de uma perspectiva dialética de compreensão da história e da teoria social, a sociedade é entendida como um "campo de batalha", funcionando com base nas relações de força entre os grupos que a compõe. A relação de forças, entretanto, encontra-se "distribuída" de forma desigual, acarretando que - em determinados momentos da história - um determinado grupo assuma a condição de dominante e, em contrapartida, o(s) outro(s), de dominado(s). Entretanto, a luta